Trabalho em Equipe essencial para todas as empresas.

“O trabalho em equipe continua sendo a vantagem competitiva definitiva – precisamente por ser tão poderoso e ao mesmo tempo tão raro” – afirma o autor Patrick Lencioni logo no início do livro “Os Desafios das Equipes”, da Editora Campus.

Poderoso porque leva a empresa a alcançar seus objetivos de forma, muitas vezes mais rápida e eficaz. E raro por ser um desafio.

Acho pertinente falar um pouco sobre a diferença entre “equipe” e “grupo”, pois encontramos gestores referindo-se a equipe como grupo e vice e versa, pode ser uma questão de nomenclatura, porém penso que seja bom diferenciarmos.

Por exemplo, torço pelo Palmeiras e junto com um Grupo de torcedores vamos ao Parque Antártica assistir nosso Verdão ganhar. E em campo entra a Equipe do Palmeiras para garantir o espetáculo. Ou seja, grupo é um conjunto de pessoas que se unem geralmente por afinidade com um objetivo comum, nesse caso, não nos conhecemos, não interagimos, mas o objetivo é o mesmo, todos juntos torcendo pelo Palmeiras. Já a Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.

Então na Equipe do Palmeiras contamos com goleiro, atacante, centro avante, defesa e outros cada um com suas particularidades, talentos, trabalhando para um bem comum e realização das metas a serem alcançadas. Nesse caso, ser Campeão.

Entendida a diferenciação, percebemos que esses talentos juntos em uma equipe muitas vezes entram em conflito, pois todos temos personalidades diferentes. Os casos mais comuns de se encontrar são aquelas pessoas que sabem tudo e em contra partida as que não sabem nada.

Os que sabem tudo impõem suas ideias, pois tem ideias formadas, dão palpite, sabem a solução para o problema, não são muito acostumados a ouvir o outro. Já os que não sabem nada, não dão palpite, não se expõe, e não gostam de responsabilidade, pois “vai que da alguma coisa errada”.

Essas posturas tornam o trabalho em equipe desgastante enquanto pode ser enriquecedor tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dessa equipe, pois incide em um constante aprendizado e um olhar para si mesmo.

Na matemática da equipe, 1+1=3. Porque a soma das energias de cada um gera uma energia coletiva poderosa, capaz de quebrar padrões, criar ideias inovadoras e sacudir a mesmice. Tudo flui melhor e acontece mais rápido. É o que nos diz Leila Navarro – Palestrante Motivacional.

Então para termos uma equipe coesa e fazer com que caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. “Este é o ideal de toda equipe e caracteriza a equipe de alta performance, onde todas as potencialidades são usadas da melhor forma”, destaca Fátima Motta, professora da ESPM e consultora especializada em desenvolvimento de Lideranças e Comportamento Humano.

Separei algumas dicas de especialistas da área, do que precisa ser feito para se construir uma “Equipe”.

  • Defina claramente a missão.
  • Respeite a individualidade.
  • Estabeleça os papéis.
  • Motive e reconheça os talentos.
  • Aprenda a lidar com o conflito.
  • Avalie e monitore.
  • Seja Paciente.
  • Esteja aberto a novas ideias.
  • Saiba dividir ideias, responsabilidades e informações.
  • Seja participativo.
  • Trabalhe e faça sempre o melhor que puder.
  • Cuidado com as criticas.

Portanto, o trabalho em equipe deve ser construído diariamente, sendo assim esses passos devem ser vistos e revistos, afinal somos todos seres humanos e ninguém forma um time, uma “Equipe”, harmoniosa da noite para o dia, para essa construção de sucesso é preciso empenho, amor, inteligência, inspiração e muita transpiração.

Emilena Silva
Terapeuta e Coach

Posted on 07/10/2016 in the99

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top