O que tem feito pelo seu sonho?

Umas das coisas que me deixa mais frustrada é ouvir uma pessoa dizer que fará isso ou aquilo quando, ou se, ganhar na loteria (mais precisamente a famosa Mega sena). E muito disso ou daquilo que se pretende fazer é um sonho reprimido.

Minha questão é: vale a pena colocar seus sonhos nas mãos da loteria? Como a probabilidade de se ganhar é mínima, os sonhos são deixados de lado, ou até mesmo considerados distantes, quando não, mencionados como impossíveis.

Será que esta é a única forma de chegar lá?

O que mais escuto é aquela lamentação por não estar em uma viagem maravilhosa no lugar daquela rotina insana do escritório. E claro que logo em seguida questiono: e como anda o planejamento para esta viagem? Não questiono apenas sobre o roteiro e as pesquisas de clima, idioma e comidas típicas, mas sobre um ponto muito importante que é o obstáculo mais temido: o planejamento financeiro.

Com isso voltamos ao meu ponto inicial da necessidade absurda de se ganhar na loteria para a realização deste sonho.

Por essa razão insisto muito no planejamento financeiro. Na organização das finanças para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam considerados e trabalhados.

Em alguns casos há a necessidade de mudanças comportamentais, pois para algumas pessoas não é fácil deixar de ter algo sem muita necessidade hoje para se conquistar algo mais importante lá na frente. Exemplificando, para que comprar determinada roupa que não está fazendo falta naquele momento, se é possível investir essa quantia para realizar um sonho no futuro? O consumismo e imediatismo, muito propagados pelas mídias, são uns dos piores vilões do planejamento financeiro.

Incentivo muito o planejamento financeiro, mapeando sonhos e buscando os melhores caminhos para que sejam realizados, fazendo com que o dinheiro não seja um limitante, mas apenas um dos pré-requisitos para se considerar.

O que tem feito pelo seu sonho? Quão importante ele é para você?

Um bom momento de reflexão a todos!

Posted on 27/07/2015 in coaching, counseling, the99

Share the Story

About the Author

Response (1)

  1. Célia
    28/07/2015 at 00:18 · Responder

    Como faço p não gastar? simples, se não quero gastar, não vou ao shopping, vou ao parque e levo tudo de casa (água, lanche), fico em casa até regularizar as contas, pq…qq saidinha ao shopping lá se vai um vlr q eu poderia pagar uma prestação de alguma compra. Não vou morrer nem ficar sem roupa ou algum calçado ficando um tempo sem sair. Vou morrer é de preocupação tentando pensar em como resolver em pagar as contas.
    Uma dica: tenha vários cofrinhos…. essas moedinha q pesam na carteira, vá colocando nesses cofrinhos e não vale usa-los, isso servirá para uma boa emergência, ou comprar algum presente sem afetar seu orçamento, ou quem sabe aquela viagem q vc tanto sonhou.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top