A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

O comportamento profissional tem se tornado fundamental nas empresas e no desenvolvimento das equipes, pois é através dele, que se consegue mensurar qual o nível de interesse que o profissional tem na organização.

Partindo desta premissa, pode se observar algumas situações extremamente importantes para analisar o comportamento desse profissional, e se o mesmo condiz exatamente com o perfil buscado, para atuar junto as equipes de trabalho da empresa.

A primeira delas é a pontualidade no ambiente de trabalho, que significa responsabilidade e comprometimento, é vestir realmente a camisa da empresa. Caso o profissional perceba, que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso, deixando claro a sua preocupação com a empresa e com as pessoas.

A maneira como você se apresenta para o outro, cuide daquele ditado onde diz que “a primeira impressão é a que fica”, isso deve ser levado a sério. Seja sempre cordial e prestativo, saiba ouvir e falar na hora certa, isso é extremamente importante. Cuide da imagem que você está apresentando para a empresa e para o cliente, tanto externo como interno.

Use a comunicação correta com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo. A pior coisa que tem é alguém estar falando com você, e você não dar a devida atenção.

Sua postura corporal diz muito sobre o profissional que você é, então não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém de forma adequada, para que a pessoa veja que está disposto a ouvir e a atende-lo.

Para trabalhar em equipe hoje nas empresas, é essencial respeitar os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite assuntos que exponham o seu lado pessoal, ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, controle a altura da sua voz em relação ao ambiente. Respeite os seus colegas de trabalho para ser respeitado, isso é primordial.

Bom humor é uma necessidade nas empresas, faz parte do dia a dia, quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, e que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

Afinal, use o seu comportamento profissional como um diferencial, e não como complemento. A palavra chave é bom senso sempre!

 

Meire Lima Maciel – Consultora Empresarial e Instrutora

Posted on 19/10/2016 in consultoria, negócios, the99, treinamento

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